O museu mais antigo de São Paulo fica nos arredores do riacho do Ipiranga, local onde D.Pedro I proclamou a independência do Brasil. O majestoso prédio em que está instalado, inspirado em antigos palácios renascentistas, foi construído originalmente para servir de monumento a esse importante fato histórico. Atualmente, passear por suas salas e corredores siginifica muio mais que celebrar a data de 7 de setembro de 1822.
O Museu Paulista, seu nome oficial, traça um panorama da formação da sociedade brasileira, sobretudo entre 1850 e 1950.
Concluído em 1895, o bonito prédio que abriga o museu foi um dos primeiros da cidade a ser executado com tijolos. O projeto do arquiteto italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi privilegiou o estilo eclético, basendo-se em antigos palácios renascentistas, marcados por abundância de elementos decorativos. Uma maquete original está em exposição no primeiro andar.
Monumento à Independência
Cerca de 500 metros á frente do museu do Ipiranga está o Monumento à Independência.
A escolha do projeto se deu por meio de um concurso internacional promovido pelo Governo do Estado, realizado em 1917.
O italiano Ettore Ximenes venceu a disputa. Embora tenha sido inaugurada em 1922, na comemoração do centenário da Independência, a obra foi efetivamente concluída apenas quatro anos depois.
A capela subterrânea guarda restos mortais de D.Pedro I (trasladado de Lisboa em 1972) e de sua duas esposas, a imperatriz Leopoldinae dona Amélia.
E mais:
Casa do Grito - por muito tempo acreditou-se que a casa que aparece no quadro de Pedro Américo, Independência ou Morte, fosse a mesma que está aberta a visitação. Venha conferir, o museu do Ipiranga espera a sua visita.
Pacote para grupo: Transporte (ônibus), Pulseiras de identificação, Monitoria (local) e Guia de Turismo (assessorando o passeio do início ao fim), Kit lanche (água, suco, doce e lanche natural).